quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Angela Gossow: "Eu acredito na ciência, não na ficção"

Em entrevista ao jornal Adevarul, da Romênia, a vocalista alemã da banda Arch Enemy, Angela Gossow, voltou a comentar sobre a sua posição ateísta.

Em muitas de suas letras você aborda o ateísmo. Por que você acha que as pessoas precisam de um "mestre", uma "entidade superior", seja ele chamado de deus ou qualquer outra coisa?


Muitas pessoas têm medo da responsabilidade, de pegar a vida com suas próprias mãos. Elas preferem acreditar em um conto de fadas, a divindade superior que olha por elas e cuida de seus problemas e desafios. Optei por deixar as crenças da infância para trás e enfrentar a realidade como ela é. Eu sou dona do meu próprio destino. Eu acredito na ciência, não na ficção.


Especialmente após o início da crise financeira, que é também uma crise social e espiritual, as pessoas estão à espera de ajuda "de cima" - de deuses e também dos governos. Será que eles algum dia vão entender que eles são os únicos que podem mudar tudo, que eles próprios têm para agir em vez de esperar por alguém para resolver seus problemas?

Espero que sim, mas eu temo que não. Muitas pessoas são covardes e fracas. Elas têm medo de mudanças, elas têm medo de lutar por um futuro melhor. Elas querem um poder superior, seja ele do governo ou de um deus, para cuidar de todos os problemas. Desta forma as pessoas nunca serão livres, mas escravas da religião, da política, dos bancos e das grandes empresas. Felizmente, eu não estou sozinha - há um forte movimento ateu e revolucionário entre os jovens. Eu espero que estas novas gerações mudem as coisas. Mas até agora parece que superstição e fé cega estão governando com supremacia. Meu caminho é encontrar os buracos na rede e viver a minha vida no melhor caminho "ateu anarquista" possível nesta sociedade. Ser um músico que está sempre fazendo turnês é o escape perfeito.


Em muitos países, como no Egito, Líbia e Síria, as pessoas estão lutando por uma mudança. Estes eventos foram uma de suas fontes de inspiração para o seu vídeo chamado "Yesterday is Dead and Gone". Mas, se esta mudança não for para melhor, será que eles terão o poder para continuar a sua luta?

Eu não sei. Eu realmente espero que sim, caso contrário todas as vidas sacrificadas foram para nada. Mas é difícil viver em um clima de ameaça e violência o tempo todo. Eu tenho o maior respeito por essas pessoas que arriscam suas vidas lutando contra seus governos violentos, injustos e corruptos. Alguns tiranos caíram, foram até mortos. Então está havendo uma mudança. A coisa assustadora é que os partidos conservadores religiosos ainda obtêm o maior número de votos. A religião é a raiz de todo mal, desde que esses países não separem a religião da política do governo suas vidas não podem mudar para melhor.


Caos contém as sementes de uma nova criação, também na mitologia, Ginnungagap na mitologia nórdica é um bom exemplo. Você acha que um novo caos é necessário para que um mundo novo e melhor possa nascer a partir dele?

Correto, kaos em grego significa "criação" de algo novo apartir do, bem, do caos. Agora temos o caos em muitos lugares deste mundo. Ele precisa de medidas extremas para fazer grandes mudanças. Caos social é um estado extremo - mas tem o potencial de destruir o velho sistema disfuncional e construir um novo. Ele realmente depende de quem vai assumir a liderança - os jovens, rebeldes progressivos ou a velha, rica elite que vai trazer de volta mais do mesmo.


Você é um defensora da liberdade pessoal total. O que "liberdade" significa para você?

Liberdade significa que eu posso andar nesta terra sem ser assediada pela minha cor, sexo ou raça. Isso também significa que eu posso escolher se eu quero beber álcool ou fumar maconha. Liberdade é também um sistema fiscal que incentiva uma classe média saudável, cobra imposto alto dos ricos e muito baixo dos pobres - liberdade significa que todo mundo consegue ter um nível de vida aceitável, educação adequada, saúde básica e escolher suas atividades de lazer do jeito que eles quiserem desde que não prejudiquem os outros. A liberdade é menos governo e invenção do estado - dê às pessoas alguma responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário