domingo, 21 de junho de 2015

Heavy Metal: música extrema pode acalmar as pessoas, diz estudo



De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Queensland, na Austrália, a música extrema - como o Heavy Metal - pode acalmar as pessoas que lidam com grandes cargas de estresse e raiva. 

Contrapondo os estudos anteriores, que ligam a música pesada à agressão e delinquência, a pesquisa da estudante Leah Sharman e do Dr. Genevieve Dingle, da Escola de Psicologia da universidade, constatou que seus ouvintes ficam mais calmos e inspirados. 

"Ao experimentar momentos de raiva, os fãs da música extrema gostavam de ouvir aquilo que poderia coincidir com a sua fúria", diz Sharman. "A música os ajudou a explorar toda a gama de emoções que sentiam, mas também os deixou se sentindo mais ativos e inspirados".

"Os resultados mostram que os níveis de hostilidade, irritabilidade e tensão diminuíram após a música ter sido introduzida, sendo que a mudança mais significativa relatada foi o nível de inspiração que sentiam". 

O estudo foi publicado na revista Frontiers In Human Neuroscience, e envolveu 39 ouvintes regulares de música pesada, com idades entre 18 e 34 anos. Os participantes foram induzidos e monitorados a 16 minutos de estimulação da raiva antes de escutar a música - tal "indução à raiva" consistia em fazer os entrevistados a descreverem eventos desconfortáveis em sua vida, como problemas em relacionamentos, emprego e finanças.

"O segundo objetivo do estudo era verificar quais músicas os participantes selecionariam para a sua lista de reprodução, após terem passado por um momento de estresse", continuou Sharman.

"O interessante foi que metade das canções escolhidas continha temas sobre raiva ou agressão, com o restante trazendo assuntos como isolamento e tristeza. No entanto, os participantes relataram que usaram a música para aprimorar a sua felicidade, mergulhar em sentimentos de amor, e melhorar o seu bem-estar.

"Todas as respostas indicam que os ouvintes de música extrema parecem usar o seu gosto musical para fins positivos de auto-regulação".


Nenhum comentário:

Postar um comentário