segunda-feira, 18 de maio de 2015

Review: "Escape Velocity" - Vincenzo Avallone



Realmente é admirável a diversidade de estilos dentro de um só gênero musical, como acontece no Heavy Metal, em que é possível agregar diferentes instrumentos musicais, criando, às vezes, algo que vai muito além de nossa audição - E a obra de Vincenzo Avallone é um exemplo disso. 

O guitarrista italiano Vincenzo Avallone lança este ano o seu álbum solo, intitulado "Escape Velocity". Ao longo das dez faixas que compõem o disco, podemos ouvir aquilo que o próprio músico rotula ser um Ambient Progressive Djent Metal - o que consiste, basicamente, em um som muito bem trabalhado harmonicamente, proporcionando uma atmosfera bastante carregada. E, claro, para criar uma sonoridade deste gênero, foi necessária uma impecável produção, à qual ficou aos cuidados do próprio Avallone. 

Todos os elementos que constituem a obra merecem uma atenção especial: os teclados possuem um papel importante, nos proporcionando ótimas harmonias, o que favorece na criação de um som bem atmosférico - inclusive, a faixa "Ascension" (uma das mais belas do álbum) conta com a participação especial do tecladista brasileiro Gabriel Soares, da banda Hagbard. As guitarras, obviamente, também não ficam para trás com seus riffs cadenciados e belos solos; e, além disso, também vale mencionar os vocais de Ruan C. Elias, os quais ora são limpos e melódicos, ora agressivos e rasgados. 

Aliás, o disco possui algumas bruscas mudanças no andamento: em uma só faixa, podemos conferir um som progressivo e melódico, e de repente surgir uma passagem rápida e agressiva, conforme acontece na música "Space Battleship 31", por exemplo. O uso de vocais líricos como pano de fundo, em algumas faixas, também colabora bem para esse som atmosférico, como em "Gliese 581-G". E outro destaque vai para a bela e doce voz de April Gibson, que participa na melódica "Stars Between Us". 

Por fim, ao ouvir "Escape Velocity", embarcamos em uma verdadeira viagem cósmica, não importa quantas vezes ouça esse álbum. Aliás, o disco foi disponibilizado para audição na íntegra, podendo ser conferido a seguir. 

Tracklist:

1.SG-1 
2. Ascension ( feat. Gabriel Soares, da Hagbard)
3. Space Battleship 31 
4. Gliese 581-G
5. Stars Between Us (feat. April Gibson)
6. By Your Side
7. Escape Velocity
8. Sub-Orbital Love
9. Samsara
10. HomePlanet

Mais informações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário