segunda-feira, 1 de abril de 2013

Icon & The Black Roses: do "Blue Obsession" ao "Thorns"



Idealizada por Johnny Icon, Icon & The Black Roses é uma banda portuguesa que combina música gótica com elementos do Rock, que vem conquistando mais espaço tanto em seu cenário nacional, quanto mundial.

The Black Roses surgiu quando Johnny Icon decidiu criar a sua própria banda em meados 1999. Ele conheceu David, ex-baterista da banda, e juntos começaram a compor a “Blue Obsession”. Durante este período, houve dificuldades em encontrar elementos adequados para a banda, e após algumas instabilidades na line-up, Johnny e David estavam decididos em gravar uma demo de qualquer maneira.

Neste meio tempo, Luis (tecladista) e Ana (vocalista) se juntaram ao projeto a tempo de gravar suas partes nas músicas "Remember" e "No More". A demo, intitulada de "4 Winter Songs", levou seis meses para ser gravada.

Assim que as gravações foram finalizadas, a banda decidiu enviar a demo para toda a Europa, e com isso, tempos mais tarde, assinaram com a Dark-Wings Records. Enquanto isso, tendo a demo em mãos, Sean Rose se juntou à banda. E dentro de poucos meses, a Dark-Wings exigiu um trabalho de 5 faixas para ser editado na Alemanha. Então, o grupo entrou em seu próprio estúdio, e gravou cinco faixas (incluindo a "Black Cage", "Dreams" e "Silver Tears"), mixadas por Charlie Bauerfiend em Tenerife. Enquanto isso, Sebastian Noir, que estava à procura de uma nova banda, ouviu a  “Blue Obsession”, e chegou à conclusão que era o músico certo para The Black Roses. Assim sendo, com essa nova formação, a banda decidiu chamar-se ICON.

Ao passar dos tempos, a banda novamente sofreu algumas instabilidades. O baterista David decidiu deixar o grupo, sendo substituindo por Mike Thorne. Além disso, quando o EP estava pronto, a gravadora decidiu, então, que o material não possuía qualquer valor comercial. Sendo assim, este EP nunca foi lançado.

Após os imprevistos, a banda decidiu que era hora de gravar o seu primeiro álbum, recrutando Tommy Newton para ficar a cargo da produção. Logo, o grupo gravou quatro faixas em Lisboa com Tommy Newton (que incluía as canções "Crucify You Love" e "Angel"). Mas, infelizmente, não havia nenhuma chance de continuar com tal produtor até o final. Então, não demorou muito e o selo recrutou Michael Gerlach para prosseguir com a produção. Durante este processo, Luis deixou a banda e Ana foi demitida. Com isso, a banda teve uma longa jornada para encontrar um tecladista, e os vocais femininos foram definitivamente excluídos da sonoridade do grupo.

E após todos os altos e baixos sofridos até então, banda decidiu finalmente mudar o seu nome para Icon & The Black Roses. E em 2004, finalmente, o seu debut album auto-intitulado é lançado, sendo bem recebido pelo público.

Atualmente, Icon & The Black Roses está trabalhando em seu próximo álbum, "Thorns", o qual tem o lançamento previsto para ainda este ano.



Line-up:

Johnny Icon - vocal
Sean Rose - baixo
Lucien Yorg - guitarra
Jax Cairn - bateria
Antonio Agate - teclado

Saiba mais em:

http://www.facebook.com/IconAndTheBlackRoses
http://www.myspace.com/iconblackroses
http://icon.no.sapo.pt/band2.html

2 comentários:

  1. Icon & The Black Roses é mto bom!.
    Tempos q ñ ouço, aliás pensei q a banda estava parada.

    Bom saber que estão trabalhando em um material novo. o/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa banda! simplesmente viciante as canções espero que com esse novo trabalho a banda consegui ganhar espaço no cena mundial pois merecem!!!

    ResponderExcluir