sábado, 27 de novembro de 2010

Entrevista Exclusiva: Aydan do Elvenking

Aydan, guitarrista e um dos membros fundadores da banda de Power/Folk Metal italiana, Elvenking, concedeu a uma entrevista exclusiva ao blog Wildchild, falando sobre o mais novo trabalho da banda, o álbum "Red Silent Tides", os 13 anos de carreira e também sobre o cenário musical europeu e a possível vinda ao Brasil. Confira a entrevista abaixo:


 
Wildchild: Olá Aydan!
Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de entrevistá-lo, e também parabenizar pelo sucesso que estão conquistando pelo o mundo, principalmente no Brasil, onde ganharam uma legião crescente de fãs. E parabéns, também, pelo novo álbum, Red Silent Tides.



Aydan: Obrigado a vocês! Bem, é ótimo saber que existem alguns fãs lá no Brasil. Obviamente, para nós é um pouco difícil de entender a situação há de tão longe, mas nós recebemos um monte de e-mails e mensagens do povo brasileiro e isso é ótimo! Nós realmente esperamos ter a possibilidade de ir para tocar lá em breve! Obviamente, isso depende de todos os seus promotores locais.

Wildchild: Bem, gostaria de fazer a primeira pergunta sobre o novo álbum.
Quais são os objetivos que vocês tinham em mente quando começaram a gravar o Red Silent Tides?


Aydan: Normalmente não se pode sentar e decidir o rumo do nosso próximo álbum. Nós acabamos de escrever, e veremos o que acontece. Então ouvimos através de todas as primeiras idéias que temos para que possamos ter uma pista básica do material que estamos tocando. Logo ficou claro que todo o material foi realmente emocionantem e cheio de paixões e emoções de um modo que passou por esse caminho. Depois de um álbum muito pesado como "The Scythe", e  um álbum muito suave e intimista como "Two Tragedy Poets". O Disco saiu naturalmente para misturar os dois lados da nossa música, e eu penso que "Red Silent Tides" é o equilíbrio perfeito entre as duas coisas.

 
Wildchild: O álbum The Scythe, lançado em 2007, foi considerado, e é considerado, um excelente trabalho. O álbum serviu como experiência para a composição do Red Silent Tides?

Aydan: Com certeza. Foi um álbum muito importante em nossa carreira, foi muito sucesso, e nos deu mais confiança em nossas possibilidades.

Wildchild: O primeiro álbum da carreira do Elvenking, o Heathenreel, lançado em 2001, recebeu excelentes críticas em torno do "mundo do metal." Você espera que o novo álbum terá um impacto tão forte como Heathenreel?

Aydan: Para ser sincero com você, quando foi lançado, ele não foi tão bem-vindo. As primeiras críticas foram muito ruins e comentários de revistas não tão bons. Nós erámos realmente para baixo, porque foi nosso primeiro álbum e nós fizemos o melhor que poderíamos fazer. Depois de alguns anos, com grande surpresa, a nossa gente começou a falar grandiosamente sobre isso, e hoje é considerado um álbum de culto, para algumas pessoas um dos melhores do álbum, e para outros, um dos melhores de um determinado tipo de música. Então, basicamente a resposta é NÃO, eu espero que "Red Silent Tides" terá um maior impacto sobre o povo em um curto tempo (risos)

Wildchild: Observando a partir do início da carreira do Elvenking, o que necessariamente mudou?

Aydan: Bem, 13 anos se passaram, e se nada teria mudado, isso deveria ser realmente muito estranho. Eu realmente espero ter crescido como pessoa nestes 13 anos, de uma forma positiva. E nós mudamos as pessoas. Só acho que, conseqüentemente, a banda também mudou junto com a gente. É efeito normal, e se não tivesse acontecido, eu estaria muito preocupado.

Wildchild: Vocês definiram o objetivo de usar uma fórmula que pode combinar power metal, música folk e sons extremos em uma única combinação. Tal objetivo permanece constante, ou é possível uma alteração?

Aydan: Bem, esta era a idéia quando começamos a banda. Hoje, penso que atingimos um som personalizado, onde você pode entender facilmente "isto é Elvenking", e este é o objetivo principal que ganhamos. A personalidade é fundamental para nós, e todos sublinham que esta banda tem um som muito pessoal e uma maneira próprio de fazer música. É um grande elogio para nós.

Wildchild: Como uma banda experiente e que abraça firmemente o folk metal, qual a sua opinião sobre as bandas do gênero, mas de países que não possuem um épico passado medieval, como o Brasil? Pode uma banda desse estilo, usando apenas a influência de grupos que são oriundas de países que têm um passado histórico, ou o contato com as realizações culturais de seu povo é extremamente importante?

Aydan: Pensando nisso, isto parece de fato um pouco estranho. As mesmas coisas eram usadas para serem ditas para nós no início, pois geralmente as pessoas pensam que a Itália é apenas sol, mar e praias, mas vivemos mesmo no norte da Itália, perto das montanhas, e temos uma tradição muito forte folclórica, feita pela música, contos e tradições. Eu acho que algum fundo cultural é muito importante para criar algum tipo de música,ou tudo o que estão falando.

Wildchild: O Elvenking atravessou um período difícil após a saída de Damnagoras, e após o lançamento do seu segundo álbum, Wyrd. Depois de superar esta fase "ruim", o que serviu de experiência para a banda ao todo?

Aydan: Sim, com certeza. Naquela altura, éramos jovens e demasiados impulsivos. Hoje em dia, olhando para trás, e para os dias de hoje, é óbvio para toda a parte que foi apenas um erro ruim.

Wildchild: Agora, como vocês são uma banda europeia, gostaria de perguntar sobre o cenário musical. Você concorda que a Europa está dividida em áreas onde o metal é mais prevalente, como a Escandinávia, que foi o berço de grandes bandas de renome?

Aydan: Definitivamente, concordo. Há países onde o metal é forte, como a Alemanha ou os do Norte, como a Finlândia ou a Suécia. Depois há o resto. A Itália não é um dos países grandes de metal, que é de certeza!

Wildchild: Como você vê o cenário musical na Itália?

Aydan:
Está crescendo, mas ainda não é o mesmo nível de países como a Finlândia ou Alemanha. Temos algumas bandas muito grandes como Lacuna Coil e Rhapsody of Fire, e um bom número dec outras bandas de grandes qualidades. O problema é que não há um grande apoio do público italiano com suas bandas de origem. Normalmente, eles preferem as estrangeiras.
Wildchild: Vocês pensaram que iriam repercutir fortemente em todo o mundo, como no caso, o grande sucesso aqui no Brasil?

Aydan: Como disse, não estamos realmente atentos ao que acontece na outra parte do mundo, mas é ótimo receber um monte de mensagens de pessoas de lá perguntando quando vamos tocar em seus países. Nós não podemos esperar!

Wildchild: Agora uma última pergunta vindo diretamente dos fãs brasileiros: quando Elvenking passará pelo Brasil?

Aydan:
Como disse, se fosse para mim, eu iria agora, mas tudo depende dos promotores locais, e se algum deles querem arriscar a trazer o Elvenking. Obviamente, os promotores precisam saber que os shows ao vivo poderião ser bem sucedidos, e que essa faixa específica tem uma sólida base de fãs lá. Então, basicament,  você precisa dar a conhecer aos promotores que você quer o Elvenking no Brasil.

Wildchild: Certamente ficaremos muito felizes pela vinda do Elvenking ao Brasil. Sempre serão bem-vindos e será uma alegria para todos.
 

Mais uma vez, obrigado pela entrevista, foi uma grande honra e desejamos muito sucesso daqui para frente!

Aydan:
Muito obrigado a você! Como disse que realmente espero ir para tocar logo e isso depende dos fãs lá. Dê uma escutada em "Red Silent Tides" se você ainda sente a necessidade de sonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário