segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O infeliz renascimento colorido

Uma nova praga está sendo disseminada na atualidade brasileira. Uma praga odiada pelos Headabngers, e também pelas outras pessoas de consciência mais "ecléticas",assim dizendo. Esse modismo apavorante é a chamanda moda colorida.

A moda colorida que vem tomando conta (infelizmente) da juventude brasileira consiste em um estilo musical que investe fortemente em um visual colorido, aliás, em um visual muito bem colorido, em que as músicas frequentemente abordam temas sobre a felicidade, juventude, amor e dentre outros, e o pior que fazem sucesso a cada dia.

O cenário musical brasileiro está completamente perdido!

O importante é a qualidade é claro, as roupas, só para chamarem atenção e atrair fãs girls!

Antes o rídiculo do momento era a moda emo, agora é a moda colorida. Porém a moda arco-irís não é nova, pois na década de 1960, surgiam bandas que investiam fortemente em um visual mais "chamativo", as quais bandas pertenceram a um estilo chamado de Glam Rock.
O Glam Rock, também conhecido como glitter rock, O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual.
Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambigüidade sexual percebida era em resumo uma moda: algumas bandas começaram a tocar com trajes patentemente ridículos.

Logicamente, o Glam Rock, como também o Glam Metal, se diferencia muito do modismo arco-irís, principalmente na qualidade da música e da ideologia, se é que o modismo atual tenha uma ideologia. Provavelmente,não. Caso tiver, simplesmente não deve prestar.
Outro movimento, que antes era confundido bastante com o emo, é o J-rock, um movimento musical de origem japonesa que também investe pesadamente em um visual estravagante. Algumas bandas do gênero merecem ser aplaudidas de pé, enquanto outras, assim como deve ocorrer dentro de qualquer estilo, não merecem muito destaque. Assim como o Glam Metal, o J-rock também está longe de ser comparado ao movimento colorido.

Portanto, no meu ponto de vista, investir no visual de maneira extravagante já é uma tática antiga de 40 anos, porém ao passar do tempo, infelizmente, seja lá qual seja o motivo, surgiram bandas no Brasil que também se destacam com suas cores espontâneas, porém as ideologias se divergem, entretanto a ideologia atual não é para o agrado de todos.

Primeiro o emo, agora o colorido e feliz, o que será que há por vir...?
Que as próximas gerações sejam salvas! \m/



Nenhum comentário:

Postar um comentário