terça-feira, 16 de novembro de 2010

Heavy Metal - Sua História completa lançada em livro!

Num mundo cercado pelos escombros dos bombardeios nazistas do pós- guerra chegavam à puberdade em Birmingham, na Inglaterra, os garotos que, mais tarde, se transformariam no Black Sabbath e lançariam, em 1970, o disco homônimo considerado o marco inicial do heavy metal. Além do papel de músicos, os integrantes do Sabbath virariam porta-vozes de uma geração deixando de escanteio a contracultura já frustrada do “paz e amor” dos anos 60.

Partindo de tal ponto, o jornalista suíço Ian Christe - que escreve para as mais importantes publicações sobre música nos Estados Unidos, como a revista especializada em heavy metal Kerrang!, e as direcionadas a cultura pop, como Wired e Spin – se debruçou durante quatro longos anos para traçar no livro Heavy Metal – A História Completa a fascinante biografia desse movimento musical.

A ascensão contínua e excitante da montanha-russa heavy metal tratada por Christe ganhou composição na década de 70 com a maquiagem, o sangue e o fogo do Kiss, além das guitarras eletrizantes do AC/DC, Judas Priest, Led Zeppelin, Rainbow, Scorpions e Thin Lizzy. Já o punk renovou a identidade musical da Inglaterra e deu o chute inicial para a nova onda do heavy metal britânico. Apelidado de NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), o movimento trazia bandas que abraçavam uma postura importante em relação à política, como o Iron Maiden.

O pólen de disseminação dessa cultura metalhead eram as fitas cassete caseiras que atravessavam continentes, além de fanzines que noticiavam as principais bandas do underground. Partindo da máxima punk do “faça você mesmo”, um trocador de fitas arranjou dinheiro e se dedicou à produção da primeira coletânea de bandas do heavy metal. Fãs se acotovelavam nas lojas de disco para comprar um álbum com meia dúzia de bandas desconhecidas. Os norte-americanos do Metallica foram um dos grupos que fizeram parte dessa leva.

Depois de passar pelo power e o thrash metal, de repente vislumbra-se, atônito, a queda vertiginosa que estava apontada à montanha-russa. Christe explica com detalhes preciosos o momento em que o heavy metal virou saco de pancadas e uma verdadeira ameaça à ordem pública. A esposa de Al Gore - vice-presidente dos Estados Unidos durante a administração de Bill Clinton - Tipper Gore instituiu a primeira censura ao rock. “Parental Advisory Warning” (Aviso de Advertência aos Pais) surgiu das constantes audiências jurídicas que classificavam as letras do rock – e não o despreparo do Estado - como as propulsoras das crescentes estatísticas de violência entre os adolescentes.

O heavy metal se uniu ao punk hardcore e reagiu a vertigem da censura prensando em vinis os manifestos inconformados da geração da época. As questões do metal estavam em sintonia com as preocupações nacionais colocando novamente a montanha-russa heavy metal em plena ascensão.

Depois de sete anos de espera, finalmente o movimento musical que estava pedindo para virar livro chega ao público brasileiro. Heavy Metal – A História Completa é um presente encorpado para todo fã de rock. O metal ainda reina: “o mundo é headbanger!”, finaliza orgulhosamente o autor.

Título: Heavy Metal – A História Completa

Título Original: Sound of the beast – The Complete headbanging history of Heavy Metal

Autor: Ian Christe
Tradução: Milena Durante e Augusto Zantoz
Editora: ARX (R$49,90)
Edição brasileira: 1ª edição – 2010
Edição americana: 1ª edição - 2003
Numero de páginas: 480
Formato: Brochura
Tamanho: 22,05 x 16,05 cm

Fonte: Whiplash.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário