sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tecladistas: mulheres no Metal

A presença de mulheres no cenário do Metal está cada vez maior, sendo elas vocalistas, guitarristas, baixistas, etc...
Desta vez vamos destacar aquelas mulheres que ficam mais ao fundo dos palcos, porém sabem honrar muito bem o seu som em seus teclados. Confira algumas delas:

Kimberly Goss

Começando pela Kimberly Goss, atual vocalista da banda finlandesa de Power Metal, Sinergy, mas antes de iniciar sua própria banda Goss foi vocalista e tecladista da banda norueguesa de Black Metal Ancient entre 1996 e 1997, e durante esses anos também foi tecladista durante as turnês da banda sueca de metal sinfônico Therion. Ela também tocou teclado em apresentações de Dimmu Borgir, tendo realizado turnê com o grupo pelo mundo em suporte do álbum Enthrone Darkness Triumphant. Kimberly realizou turnê pela Europa com o Children of Bodom em 1998. Namorou por muito tempo e posteriormente casou com o guitarrista Alexi Laiho (que é membro das bandas Sinergy e Children of Bodom), mas o casal separou-se em 2004. Ainda assim continuam colegas de banda. Kimberly também apareceu no DVD "From Wishes To Eternity" da banda de Symphonic Metal Nightwish. Goss  também já fez contribuições  para outras bandas, escrevendo algumas letras para Children of Bodom em dois de seus álbuns e cantando como convidada em álbuns de Warmen, Eternal Tears of Sorrow e Kylähullut.

Meiju Enho

A finlandesa Meiju Enho é a ex-tecladista da banda finlandesa de Viking Metal, Ensiferum. Meiju se juntou à banda em 2001 após o lançamento de seu álbum de estréia, Ensiferum e tocou em todas as versões posteriores, até sua saída em 2007.
Meiju também atuou como tecladista na turnê do Finntroll ,  banda de folk metal finlandesa, quando o seu  tecladista, Trollhorn, não estava disponível. Mesmo deixando o Ensiferum, ainda hoje ela é aclamada com uma das maiores mulheres no Metal Extremo. 


Emmi Silvennoinen

A também finlandesa Emmi Silvennoinen é a atual tecladista do Ensiferum. No início ela estava apenas substituindo provisoriamente a tecladista Meiju Enho, que havia deixado a banda em 2007. Entretanto, ela foi só considerada como membro atual após a gravação do álbum From Afar (2009). Emmi também foi tecladista da banda de melodic death / gothic metal, Exsecratus.






Rosie Smith

A inglesa Rosie Smith é a ex-tecladista da banda Cradle of Filth, que deixou a banda no ano de 2009. Ela é a tecladista que aparece no clipe da "Temptation", o primeiro single do Thornography. Rosie é formada em música, e após sua formação tocou saxofone em um tributo á Tina Turner. Curiosamente, ela deixou o Credle of Filth a fim de investir fortemente em seus projetos solos que atualmente junto com Roberth John estão gravando o seu primeiro álbum.



Ashley Ellyllon 

A americana Ashley Ellyllon é a atual tecladista do Cradle of Filth, também é a tecladista e compositora da banda Orbs, e foi a primeira tecladista da banda de Black Metal Sinfônico, Abigail Williams.
Ela possui uma formação de piano clássico desde os seus 6 anos de idade, e tem bacharelado em Composição e Teoria. Ashley é um dos membros fundadores da banda Abigail Williams, porém deixou a banda para juntar-se ao Cradle of Filth em 2009, substituindo a sua ex-tecladista Rosie Smith. Ashley também é backing vocal do Cradle of Filth.


Katrin Goger

É a tecladista da banda alemã de Gothic/Death Metal, Crematory. Enquanto não chegavam a acordo com as editoras, iam dando uma série de concertos pela Alemanha, já com a participação de Katrin Goger como tecladista oficial, uma vez que tinha sido apenas convidada para gravar a demo.






Sirkku

É a tecladista da banda finlandesa feminina, Indica, que ganhou projeção mundial ao se tornar suporte da banda de metal sinfônico Nightwish.
Sirkku também é uma das vocalistas da banda.









Derketa

É a atual tecladista da banda grega feminina de Black Metal, Astarte. Entrou para a banda no ano de 2008 para substituir a ex-tecladista Katharsis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário