domingo, 16 de janeiro de 2011

"Subir em um palco e honrar o seu som é uma coisa, mas servir de enfeite é outra."

"Provavelmente, não porque eu me acho, mas é verdade que sempre incomoda uma mulher na frente de uma banda de metal. Suponho que tem quem pense que canta melhor que eu porque sou uma mulher... Talvez isso seja inveja, mas garanto que não dou nem um pouco de crédito pra esses comentários".

"No DVD não tem mudanças de roupas. Você não é uma Barbie no palco?"


"Angela: "(risos) Definitivamente, não. Em outras bandas, as vocalistas aparecem com dois ou três vestidos ao longo do show, mas não é meu estilo. Eu saio pra cantar e dar energia, e não me preocupo em estar mais ou menos bonita. Gosto de estar bonita porque sou feminina, acredite ou não (risos)... Mas não gosto de vestidos. Meu estilo, no palco, são calças. Fico muito mais confortável"."
- - diz uma das maiores vocalistas de Metal Extremo, a alemã Angela Gossow (Arch Enemy), em entrevista á revista Kerrang sobre o DVD "Tyrants of the Rising Sun".



Como podem observar, há uma forte presença feminina nos vocais de bandas de Metal, porém infelizmente na maioria das vezes, quer dizer, na grande maioria das vezes, elas não são reconhecidas pelo seu trabalho e nem pela sua competência, mas sim pela sua beleza.
É possível observar inúmeras vocalistas que não há talento algum como vocalista, entretanto são consagradas como deusas do Metal porque possuem um rostinho bonito.
Lembro que uma pesquisa foi feita ano passado para eleger a "Deusa do Metal", e quem vocês acham que foi eleita? Simone Simons? Tarja Turunen? Cristina Scabbia?. Estas com certeza sempre recebem as primeiras colocações devido aos seu lindos rostinhos, e as que realmente mereciam o título devido a sua competência, como por exemplo a pioneira Doro Pesch, são jogadas para o escanteio.
O que incomodo é que as mulheres não são valorizadas como merecem, que é através de seu trabalho. Simone Simons por exemplo, é reconhecida pelo aspecto físico (pela maioria) e não pelo seu talento.

 O problema é que existem vocalistas que abusam desse fato. Sempre observa-se uma vocalista que posa de maneira provocante em uma revista masculina, ou que trocam mais de roupa do que cantar em um show. Penso que estas mulheres devem ter errado na profissão.
Também lembro que uma vez disse que a Alissa White-Gluz, vocalista canadense da banda The Agonist, possui uma técnica vocal excelente, combinando os guturais com os limpos, porém não gostava da figura dela, porque ela passa uma expressão de "mulherzinha", que mais se preocupa com o cabelo e com as roupas do que cantar e mostrar o que sabe honrar o Metal merecidamente. Só sei que um amigo meu me respondeu: "- Não importa, sendo linda já está bom!". Este é o problema como mencionado, as vocalistas não recebem merecidamente o reconhecimento.
Portanto, digo que está certo que toda mulher tem suas vaidades e querem ficar bonitas, mas vamos combinar que tudo tem a sua hora. Subir em um palco e saber honrar o seu som e o Metal é uma coisa, mas se servir de enfeite é outra. Sinceramente, eu tenho vergonha destas mulheres que aproveitam da situação. Penso que isto pode ser uma vergonha ao Metal, não vejo isso como maneira de honra-lo, pois não se passa de egocentrismo. Entretanto fazer o que quando se a maioria dos Headbanger's são homens...

Um comentário: