terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dave Mustaine: Há 50 anos nascia uma lenda do Thrash Metal


Ele prometeu se vingar criando uma banda mais pesada que o Metallica. Ele já se meteu em muitas "tretas" por aí. Ficou em primeiro lugar no livro The 100 Greatest Metal Guitarists de Joel McIver. Criou a banda Megadeth uma das maiores banda de Thrash Metal de todos os tempos. Ele é David Scott Mustaine, mais conhecido apenas como Dave Mustaine.

Hoje, dia 13 de setembro de 2011, Dave Mustaine está completando 50 anos de vida, e como se tornou uma lenda na música, vamos descrever um pouco sobre a sua história.



Dave nasceu dia 13 de setembro de 1961, em La Mesa, Califórnia, o filho mais novo de Emily e John Mustaine. Contudo, ele não teve uma infância tranquila. Seu pai, John, era alcoólatra e frequentemente batia na esposa e no pequeno Dave, que era o único filho homem. Após seus pais se divorciarem, Dave, sua mãe e suas irmãs se mudaram e evitaram contato com o pai violento.

Aos 17 anos de idade, Dave decidiu se tornar independente.Ele alugou um apartamento para si e passou a traficar drogas para sobreviver, e foi aí que teve o seu primeiro contato com o Metal. Uma de suas clientes estava quase sempre sem dinheiro, mas trabalhava numa loja de discos, e oferecia a Dave álbuns de artistas como Iron Maiden,Black Sabbath e Judas Priest para saldar as dívidas, o que o ajudou a moldar sua preferência pelo Heavy Metal.

Mais tarde, no final da década de 1970, ele começou aprender a tocar guitarra - notavelmente uma B.C Rich - e juntou-se a uma banda chamada Panic. A sua primeira banda, mas por um curto período de tempo.



No ano de 1981, Mustaine conheceu Lars Ulrich através de um anúncio num jornal chamado Recycler, e entrou para o Metallica, juntamente com Ron McGovney no baixo.

Relatos narram seu envolvimento com o álcool, que fazia com que chegasse bêbado aos ensaios da banda. Certo dia, Mustaine, mais uma vez embriagado, teria levado seu cachorro em uma festa em que o Metallica promovia e seu cachorro mastigou quase todo o estofamento do carro de Ron, o que gerou uma grande briga que envolveu os outros integrantes da banda e na qual James Hetfield levou um soco no rosto de Dave, que se dizia cheio de razão por estarem maltratando o seu "pobre animal". Sempre dando muito trabalho, bêbado e drogado, Dave acabou sendo expulso da banda: foi colocado, também embriagado, dentro de um ônibus (onde se pensa que ele começou a escrever "Set the World Afire"), e mandado para o outro lado do país. Quando acordou, ao ver sua situação, teria ficado furioso.



Mesmo saindo do Metallica, Dave criou grande parte das letras, riffs e solos do primeiro álbum da banda, Kill 'Em All. Ele jurou se vingar montando uma banda mais pesada que o Metallica.Assim nasceu o Megadeth.

Mustaine montou a primeira versão do Megadeth com o baixista David Ellefson, o guitarrista Chris Poland e o baterista Gar Samuelson. Com esta formação lançaram já em 1985 o álbum Killing Is My Business... And Business Is Good!, com boa aceitação do público e da mídia.

O relacionamento de Mustaine com o restante do grupo nunca foi muito bom. Ele sofria de ataques de overdose, e foi motivo de policia muitas vezes por isso. Um dia a policia o prendeu por um motivo grave, oito tipos de drogas injetáveis distintas. Após esse dia ele teve que ser internado em uma clínica de reabilitação.



Em 1996, Dave Mustaine, juntamente com Lee Ving, o vocalista da banda Fear, de Los Angeles, formam o projeto paralelo MD.45. MD são as inicias de Dave Mustaine ao contrário, e 45 são as iniciais de Lee Ving ao contrário (VL), em números romanos. Jimmy DeGrasso (bateria) e Kelly Lemieux (baixo) completavam a formação.


O grupo lançou em 1996 um álbum, The Craving, que foi regravado em 2004 com Dave Mustaine nos vocais. Após muitos pedidos de fãs e boatos a respeito de um possível retorno para 2008, Dave negou, pois segundo ele, sua carreira está voltada somente para o Megadeth.


Em 2002 Mustaine decide encerrar temporariamente o Megadeth por problemas em um nervo de seu braço. Naquela época ele entrou em crise com David Ellefson, e houve muitas brigas, inclusive judiciais. Ellefson saiu da banda para formar o F5.



Após anos se envolvendo com drogas e se metendo em confusões, decidiu se converter à fé cristã e chegou até mesmo a ser batizado novamente no ano de 2004, o que o fez até parar de tocar algumas músicas do Megadeth com letras mais "sombrias" como "The Conjuring". Em sua própria autobiografia ele relata a sua jornada espiritual e alega que teve momentos difíceis por assumir ser cristão. Uma última curiosidade: em maio de 2005, Mustaine cancelou dois show na Grécia e um em Israel, pois se negou a subir ao palco com bandas de Black Metal, que utilizavam muitas referências Anti-Cristo em suas letras.


Também em 2004, já recuperado, o Megadeth lança um novo álbum chamado The System Has Failed para muitos um dos melhores da história do grupo. As letras faziam ataque ao governo americano da época.

Mustaine sempre foi crítico à política americana em suas letras. Em abril de 2007 o Megadeth lança o álbum United Abominations - um trocadilho com United Nations (Nações Unidas) - com músicas pesadas e de letras agressivas, com ataques diretos às Nações Unidas e às guerras sem motivos. Este álbum foi motivo de discussão até dentro da ONU, que se pronunciou em público algumas vezes em sua defesa e retrucando as críticas do álbum.



Para quem não sabe, Mustaine é casado com Pamela Casselberry. Tem dois filhos. Justis, nascido em 1992 e Electra, nascida em 1998. Sua família vive atualmente no Arizona.

Dave também apareceu em vários programas de televisão, como por exemplo, em 1992 cobriu a Convenção Nacional Democrata para a MTV.

Além de se meter em confusões com o Metallica, Mustaine tem uma longa lista de tretas com outras bandas, pois, papas na língua é algo que esse cara não tem. Já se envolveu em confusão com o Suicide Silence, Suicidal Tendecies, Limp Bizkit, Pantera, Slayer, Rottin Christ e também com integrantes do próprio Megadeth. Ninguém segura esse Dave.




Em 2010, embarcou em uma turnê com o Megadeth junto com o Metallica, Anthrax e Slayer, formando assim o Big 4, projeto que reúne as quatro maiores bandas norte-americanas de Thrash Metal de todos os tempos.

Em agosto do mesmo ano, Mustaine lançou a sua autobiografia intitulada de "Mustaine: A Heavy Metal Memoir". No livro, Mustaine revela muitos altos e baixos de sua vida, incluindo os problemas e influências com o Metallica, como conheceu os membros do Megadeth, problemas com drogas e álcool, inúmeras coisas que quase finalizaram sua carreira e como o cristianismo o ajudou em sua sobriedade e relacionamento com a família.



Com meio século de vida, vocalista, guitarrista, compositor, cristão, pai, marido, ex-viciado. Esse é David Scott Mustaine, mais conhecido apenas como Dave Mustaine.

Um comentário: