sábado, 7 de agosto de 2010

Hammerfall: Melhor álbum na década do Grunge!

Exatamente há 12 anos, nas geladas terras nórdicas, precisamente na Suécia, uma nova banda eclodia, levando o Power Metal a conquistar os Headbangers.
Exatamente na década de 1990, quando o mundo vivia ao novo som do Grunge, o Metal renasceu novamente com o lançamento do álbum Legacy of Kings do Hammerfall, considerado como o melhor álbum da década de 1990.
As nítidas e profundas influências de mágicos e mestres do estilo, como Accept, Helloween e Iron Maiden, são evidentes a qualquer ouvido apurado. Frente a retina, então, nem se fala. O visual é quase o mesmo entre os grupos: muito couro. No entanto, o grupo sueco encontrou em seu Power Metal respaldo para ecoar mundo afora com composições que remarcariam um novo punch à música pesada. “Legacy of Kings”, embora traga temáticas nada revolucionárias, como reis em batalhas épicas, postula, sim, ao título de um dos melhores álbuns da década de 90.
As batidas de Patrik Räfling, que marcam a música de abertura, “Heeding the Call”, dão a tônica da obra: agilidade, riffs pesados, cavalgadas, notas mortas, vocal ardente e o velho clichê dos anos 1980, corais ao fundo nos refrões super pegajosos. Na escalada entre as músicas dos álbuns, talvez essa seja, a que melhor exemplificaria qualquer análise sobre o gênero e disco. “Heeding the Call” é um clássico, até hoje destilado nos shows do grupo
A segunda faixa, homônima ao álbum, traz, novamente, as caracterizações transpostas de maneira parecida. Nenhuma novidade, o que transmite a identidade de uma banda, já em seu segundo álbum, sendo criada e firmada dentro do estilo tão famigerado. Outro clássico.
Exatamente não foi um grande álbum, ainda é um grande álbum que ficou registrado na história do Power Metal europeu quanto mundial. É praticamente impossível redigir uma resenha que específica tal álbum, por isso confiram logo o list do álbum:

1. Heeding the Call

2. Legacy of Kings
3. Let the Hammer Fall
4. Dreamland
5. Remember Yesterday
6. At the End of the Rainbow
7. Back to Back
8. Stronger Than All
9. Warriors of Faith
10. The Fallen One

Fonte: Whiplash.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário