sexta-feira, 14 de junho de 2013

Review: "Seventh Swamphony" - Kalmah


Álbum: Seventh Swamphony
Banda: Kalmah
Selo: Spinefarm Records


 Nota: 9.5/10

Eis o retorno do Kalmah, o quinteto finlandês conhecido pelo seu seu legítimo e consagrado "Swamp Metal". Após o sucesso do "12 Gauge" (2010), era esperado que o Kalmah lançasse um sucessor à altura. E superar expectativas foi o que a banda exatamente fez em seu novo e sétimo álbum de carreira, "Seventh Swamphony".

Então eis a sétima sinfonia do pântano. "Seventh Swamphony" nada mais é do que uma verdadeira aula de melodia, velocidade, peso e sinfonia, e em outras palavras, tudo o que o bom Death Metal finlandês tem a oferecer.

Mais uma vez, os irmãos Pekka (vocal/guitarra) e Antti Kokko (guitarra) realizaram um trabalho impecável na construção de saudosos solos e riffs de guitarra, além do poderoso vocal do Pekka, que apresenta uma notável variação do gutural ao rasgado, e também, desta vez, o limpo. As linhas de baixo do Timo Lehtinen também são bem precisas no álbum em geral. E novamente, o baterista Janne Kusmin teve um desempenho incrível, o que vem sendo um marco no grupo desde a sua estreia no "They Will Return" (2002). Mas o destaque vai para o tecladista Veli-Matti Kananen. Mal foi anunciada a sua entrada no Kalmah no ano passado, e logo de cara, encarou uma complexa e técnica composição, fazendo um trabalho muito bem feito, e correspondendo às expectativas dos fãs e amantes do Melodic Death Metal.



Entre as oito faixas que compõe o trabalho, as que merecem uma notável atenção: a faixa-título, que é dotada de um riff memorável e uma ótima evolução em sua composição; a "Deadfall", mais rápida e pesada, comparada à sua anterior; "Pikemaster", uma verdadeira viagem musical e os backing vocals são bem explorados; "Hollo", talvez seja a mais lenta e melódica do disco, e contém vocal limpo (o que é consideravelmente raro no Kalmah); e a "Windlake Tale", uma perfeita obra-prima que traz épicos solos de guitarras e teclados, resultando uma verdadeira "velocidade sinfônica".

Seria imprudência não mencionar que, apesar das evoluções ao longo dos anos, o Kalmah sempre se manteve fiel ao seu estilo, o qual consiste em criar uma sonoridade única e marcante, aos moldes do Melodic Death Metal, e enraizado em sua cultura local. 

Em suma, conforme dito anteriormente, melodia, velocidade, peso, evolução, sinfonia, e até mesmo um pouco de teatralidade, são o que compõe basicamente o "Seventh Swamphony". Vale ressaltar que a competência e dedicação desempenhadas e exigidas por todos os cinco integrantes são muito evidentes, o que já são marcas registradas na banda. Agora só resta esperar ansiosamente pela oitava sinfonia do pântano.

 

Tracklist:

01. Seventh Swamphony
02. Deadfall
03. Pikemaster
04. Hollo
05. Windlake Tale
06. Wolves On The Throne
07. Black Marten's Trace
08. The Trapper

Line-up:

Pekka Kokko - vocal/guitarra
Antti Kokko - guitarra
Timo Lehtinen - baixo
Janne Kusmin - bateria
Veli-Matti Kananen

Nenhum comentário:

Postar um comentário