terça-feira, 15 de junho de 2010

Nacionalismo dentro de época

Exatamente hoje, (na verdade extamente agora que o Brasil marcou seu segundo gol contra a Coreia do Norte), dia 15 de Junho, o Brasil estreia na copa do Mundo 2010. Mas, desde nos primórdios de Maio, já vemos bandeiras do Brasil estiadas em diversos locais, camisetas, shorts e dentre outros vestiários das cores verde e amarelo, estão presentes em todos os locais do Brasil. Contudo, os comerciantes lucram nesta época, uma época de 4 em 4 anos, devido ao nacionalismo, ou seja o amor pela nação, que todos têm o orgulho de carregar o símbolo nacional no peito.
Nunca se ver tanto nacionalismo pelo Brasil, como em épocas de Copas do Mundo, pois nem mesmo as Olimpíadas ver-se tanto verde e amarelo pelos cantos do Brasil.
Indo direto ao ponto, pelas minhas observações conclui que brasileiro é nacionalista só em época de Copa do Mundo, isso deve ser pelo fato do Brasil ser o melhor no quisito futebolístico. Não se ver todo dia bandeiras pregadas pelos lados, o estoque de camisetas da seleção esgotado.
Um exemplo de nacionalismo verdadeiro que pude observar, foi dos norte-americanos. Em filmes, reportagens e dentre outros meios, podemos ver bandeiras dos EUA por todos os lados, independentemente se é época de Copa ou não.
Agora o resultado do fim da Copa, para o Brasil tanto quanto para todos os países, é a liquidação em massa de artigos verde e amarelo, mesmo que o Brasil conquiste o Hexa ou não.
Depois da Copa, só veremos o nacionalismo brasileiro esquecido nas sandálias havaianas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário