terça-feira, 6 de outubro de 2015

Arch Enemy: ex-vocalista Johan Liiva fala sobre seu reencontro com a banda



O Arch Enemy contará com a participação especial de seus membros originais Johan Liiva (vocal) e Christopher Amott (guitarra) durante a sua apresentação no Loud Park Festival. O evento acontece nos dias 10 e 11 de outubro no Saitama Super Arena, em Saitama, no Japão. 

Johan Liiva foi substituído pela alemã Angela Gossow, após deixar a banda em 2000. Já Gossow anunciou sua saída do grupo sueco em 2013, sendo substituída pela canadense Alissa White-Gluz (ex-The Agonist). 

Em entrevista ao CARLBEGAI.COM, Johan Liiva fala a respeito de seu convite para se juntar ao Arch Enemy no Loud Park Festival:

"Fui convidado pelo Arch Enemy para fazer isso junto com Chris como dois jubileus. Faz 10 anos desde que me apresentei no Park, e em breve fará 20 anos para o Arch Enemy, e por isso não houve nenhuma hesitação da minha parte. Eu deixei a banda em 2000, e, claro, não estávamos muito ansiosos para falar uns com os outros nos primeiros anos após isso". 

"Os primeiros anos depois que eu deixei a banda, nossa relação foi muito abalada. Eu sei que Michael não se sentiu bem com essa situação também. Ele queria ir em outra direção. Eu tenho pensado muito sobre isso ao longo dos últimos anos e o compreendo agora. É como um processo e você tem que pensar melhor, porque o Arch Enemy é a vida dele e Michael sabe o que quer. Ele fez a banda como ele gostaria que fosse, e para mim está tudo bem, porque a vida em turnês nunca foi minha praia. Eu adorava estar no Arch Enemy, mas eu prefiro muito mais a vida que tenho agora". 

A respeito de quando voltou a ter contato com o Arch Enemy:

"Entramos em contato novamente depois de alguns anos, e eu fiz algumas participações especiais ao vivo na Suécia com a Angela. Acho que foi em 2004. O Arch Enemy e eu temos mantido contato desde então". 

Sobre como será a apresentação no Loud Park Festival: 

"Eu realmente não sei ainda (risos). Nós estaremos ensaiando na terça-feira (06 de outubro). É uma questão de duas ou três músicas, mas eu ainda não tenho certeza como isso será feito. O Michael me disse que vamos falar sobre isso no ensaio, mas eu tenho uma suspeita de que eu poderia cantar uma música junto com a Alissa". 

Quanto à escolha da banda de se reunir com seus ex-membros no Japão:

"O Japão é um mercado muito importante para o Arch Enemy e os fãs são realmente dedicados. O Japão é onde nós atingimos o pico muito rapidamente; nós vendemos um monte de cópias do 'Black Earth' (1996) lá. Nós construímos a banda no Japão com três álbuns e três turnês para promover a nós mesmos nos primeiros anos". 

Já a respeito de manter contato com sua sucessora Angela Gossow, Liiva disse:

"É totalmente confortável, não é nada estranho. Eu estive em contato com Angela desde o início do ano, combinando desta apresentação no Loud Park, e ela me ajudou, me enviou os formulários que eu precisava. Ela passou 14 anos na banda e eu tenho total respeito por isso. Eu já disse a ela que nunca tive qualquer problema com ela por ter me substituído. Claro que, no começo, eu me senti muito estranho e chocado, mas eu nunca tive qualquer problema com ela. É assim que eu sou. Eu não guardo rancores antigos. A Angela é uma boa pessoa e uma ótima profissional". 

Para encerrar, Johan Liiva foi questionado se ele já ouviu o último álbum do Arch Enemy, "War Eternal":

"'War Eternal' é um álbum muito intenso. É impiedosos (risos). Eu realmente gosto dele. A Alissa é ótima e eu estou ansioso para conhecê-la". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário