terça-feira, 11 de agosto de 2015

Matías Francino: guitarrista conta sobre sua apresentação em Belo Horizonte



O guitarrista Matías Francino passou pela cidade de Belo Horizonte em julho. A respeito de uma de suas apresentações pelo local, o músico conta:

"Depois de quatro anos sem poder me apresentar na Feira da Afonso Pena, voltei dando o meu pequeno espetáculo junto com a minha guitarra, mas não ficaria livre de certos acontecimentos importantes (principalmente pelo apoio das pessoas presentes que assistiram a minha apresentação).

Começando às oito horas da manhã, já tinha muita gente passeando por aí, e em menos de cinco minutos já tava lotado de pessoas assistindo a minha apresentação! (que é uma grande satisfação quando tem gente ouvindo as minhas interpretações), onde parecia que tudo fosse bem tranquilo. Mas passando a primeira hora do show, chega um fiscal da Prefeitura pedindo para eu parar de tocar. Bom, infelizmente desde o ano 2011 existe uma lei (para não dizer uma ridícula lei) que impede as apresentações artísticas nas ruas com caixa de som, e que infelizmente com fez que muitos artistas e músicos de rua sumissem daqui de Belo Horizonte, e muitos pararam mesmo de tocar e fazer outras coisas.

Mas como eu não sou fácil de receber ordem de alguém, e que nenhum  tipo de lei vai tentar de me calhar o que faço e me deixar quieto e ficar com cabeça baixa, por mais de dois anos de luta contra a PBH, ao parecer nossa guerra nunca vai terminar bem com eles .

Aí, chegou um fiscal da PBH para me largar, aí respondi para ele assim: 'você quer que eu pare? Bom, sim você deseja que eu pare, que mostre para mim e ao povo presente o documento que fale que não posso tocar e me apresentar, já que agora mesmo não vou parar de tocar. Pode pedir licença para as pessoas presentes para eu parar, vamos ver que dá'. Ele ficou ameaçando que ligaria para a PM para me prender, além de que pagaria multa de 1.500 reais.

Aí respondi assim: 'Bom, faz o seguinte, faz a multa, se isso te deixa feliz, porque não vou pagar, e deixa te falar, não vou parar, ligue a Policia Militar, ligue para o exército, ligue para quem for, mas só morto vou parar de tocar'. Então, ganhei aplausos do povo, como também eles se manifestaram contra o Fiscal. Vu gente me defendendo, não só gente de Belo Horizonte, tinha gente do Rio, de São Paulo, gente do Nordeste contra uma lei absurda que impede o arte num lugar onde se precisa de mais shows artísticos do que de políticos disfarçados de artistas e intelectuais lambe-bundas dos partidos, Prefeitura ou do Governo. Nesse momento, posso dizer que o espírito comunitário por uma reação artística foi maior que qualquer tipo de diferença de ideologias, social e mais, não significa nada quando a gente sabe que a justiça está nas nossas mãos!.

Por último falei assim: "Senhor fiscal, se por acaso eu tocasse pagode, tivesse umas mulheres peladas dançando na minha frente, e estivesse dando cervejas de graça, acho que com certeza tu deixaria quieto e não faria todo esse espetáculo do policial correto que faz com todo mundo, que tem que cumprir a lei, dá licença, tenho um publico para animar'. 

Aí, o Fiscal ligou para a Polícia Militar, no momento que eu tava tocando, e em coisa de minutos, chegaram cinco policiais. Como eu não podia parar, foi gente que estava curtindo o meu show que foi falar com os policiais, entre as pessoas presentes tinha uma advogada que me defendeu (admirei a atitude dela). Então, o Fiscal foi falar para os policiais para me prender e também que pegaram as minhas coisas, mas para infelicidade do Fiscal, o policial respondeu para ele assim: 'não vou prender o guitarrista, não vou prender alguém que está fazendo a sua arte, não está fazendo nada de errado e não é um criminoso para que você me esteja me dando uma ordem de prender ele' . Vi que houve mais aplausos, senti uma satisfação de vitória, e ouvindo os gritos das pessoas 'toca, continua tocando!'. Foi aí que eu subi em cima da caixa e ganhei um mar de aplausos !



Esta vitória foi do povo, das pessoas que estiveram presentes, do pessoal das barracas, do povo que estava vindo de outros estados e ficaram me ouvindo, é mais uma vitória na minha carreira! Estarei novamente tocando na Feira para vocês sempre! Nem o poder político, em o poder dos poderosos vai poder fazer que eu pare de tocar, nunca!!!

Este domingo foi o dia que toquei melhor que nunca, e nunca me senti sozinho, porque tinha o apoio de todos os presentes, e além disso aguardo os meus colegas que pararam de tocar voltem novamente nas ruas e ganhem os nossos espaços! A música e a cultura não são para os elitistas, não têm que ficar entre as quatro paredes, têm que ser para todos nós. Espero que agora não exista mais este tipo de injustiça, quando levamos alegria para as pessoas, quando conseguimos fazer pensar, inspirar, fazer com que as pessoas consiga ter a iniciativa de fazer as coisas, acredite que tudo pode melhorar!!!...Estarei tocando no Rio de Janeiro este final de semana! Vamos para o infinto e mais lá!!!". 

3 comentários:

  1. Boa Matias! Não deixe que esses calhordas calem sua guitarra e sua arte! Esse gestão da prefeitura de BH está querendo acabar com a cultura na cidade e é bom que as pessoas tenham consciência do que vem acontecendo aqui. O prefeitura só apoia quem trás algum lucro financeiro a ela (e vai saber para onde vai esse dinheiro). Sou seu fã! O seu trabalho deve ser visto por todos sem restrição e sem ameaça desse prefeito mercenário!

    ResponderExcluir
  2. aplausos p/ vc, hoje mesmo presenciei, e fiquei ou seja ficamos todos indignados, foi um auvoroço,pois vc toca muito, e eles não podem fazer isso com um jovem talentoso,como vc, sei que JESUS quer o melhor p/ vc, e tenho certeza que ele sempre te dar a proteção nestas horas, bora fazer o povo feliz uhuuuuuuuuuuu sucessos muito sucesso p/ ti :)

    ResponderExcluir
  3. aplausos p/ vc, hoje mesmo presenciei, e fiquei ou seja ficamos todos indignados, foi um auvoroço,pois vc toca muito, e eles não podem fazer isso com um jovem talentoso,como vc, sei que JESUS quer o melhor p/ vc, e tenho certeza que ele sempre te dar a proteção nestas horas, bora fazer o povo feliz uhuuuuuuuuuuu sucessos muito sucesso p/ ti :)

    ResponderExcluir