sábado, 1 de outubro de 2011

Arch Enemy e Nightwish: muito além das diferenças


Arch Enemy e Nightwish são bandas de gêneros totalmente distintos. Isso é fato. Arch Enemy é uma banda sueca de Melodic Death Metal, enquanto Nightwish é uma banda finlandesa de Symphonic Metal. A vocalista do Arch Enemy pratica a técnica do Gutural, enquanto a vocalista do Nightwish é lírica. Isso não é novidade, mas além da diferença entre os gêneros do Metal que seguem, ainda há outras diferenças a serem observadas.

1. No início, Arch Enemy contava com uma presença masculina nos vocais, o sueco Johan Liiva. Nightwish sempre teve, desde o seu início, vocais femininos.

2. A ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen, conseguiu um bom reconhecimento em sua carreira solo, enquanto Johan Liiva, ex-vocalista do Arch Enemy, praticamente caiu no esquecimento do público.


3. Johan Liiva foi convidado a sair da banda, pois, segundo Michael Amott,guitarrista do grupo, a mesma precisava de um frontman mais dinâmico, e Liiva não tinha uma performance satisfatória, condizente com o resto da banda. Tarja Turunen foi demitida devido a sua vida particular que causva uma certa interferência no trabalho do grupo.

 4. Johan Liiva foi substituído sem muita demora  pela jornalista alemã e vocalista de death metal Angela Gossow, que havia entregue uma fita demo para Christopher Amott no começo do mesmo ano numa entrevista que Angela fez com Christopher. Já o Nightwish para procurar uma nova vocalista, o grupo anunciou em seu Website oficial que as interessadas deviam mandar uma fita ou CD demonstrando suas vozes,e dentre elas seria escolhida a nova. Apenas no ano seguinte, em 2007, foi anunciada a nova vocalista, Anette Olzon, ex- Alyson Avenue.



5. Angela Gossow foi muito bem recebida pelos fãs. Angela é uma mulher pratica o Gutural, técnica mais praticada por vocais masculinos,o que ressalta muito a sua imagem, sem falar de sua performance explosiva nos palcos, o que combinou nitidamente com o estilo do Arch Enemy. Já Anette Olzon não foi, ou ainda não é, bem aceita pelos fãs do Nightwish, devido a grande diferença vocal entre a Tarja e Anette, fazendo o grupo ser considerado "O Novo Nightwish."

Ambas foram formadas no ano de 1996 e possuem vocal feminino e tiveram vocais substituídos. Enfim, uma semelhança. No caso do Arch Enemy, Johan Liiva assumia os vocais até a sua saída em 2001 com a entrada da alemã Angela Gossow para o posto. Já Nightwish, sempre houve vocais femininos desde a sua formação, com a lendária Tarja Turunen no posto de vocalista até o ano de 2005, logo quem ocupou o seu lugar foi a sueca Anette Olzon.

Uma outra pequena semelhança: Arch Enemy é uma banda sueca, mas sua vocalista, Angela Gossow, não pertence ao país, ela é oriunda da cidade de Colonia, na Alemanha. Nightwish também é uma banda nórdica, porém da Finlândia, e a sua atual vocalista, Anette Olzon, é sueca, da cidade de  Katrineholm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário