domingo, 30 de outubro de 2011

Metal: O que seria NDH?

Ao longo do tempo, vem surgindo novos estilos dentro do ramo do Metal devido à sua grande variedade de vertentes. Entretanto, a força de novos estilos revolucionários acabam se tornando movimentos, como é o caso do NWOBH (Nova Onda do Heavy Metal Britânico). Um outro caso seria o NDH. Mas o que seria esse termo?

NDH é a singla para o termo em alemão Neue Deutsche Härte, que traduzindo significa "Nova Dureza alemã".

Indo direto ao ponto, NDH é um gênero musical derivado do Metal Industrial que mescla influências do Hard Rock, Heavy Metal, Rock alemão e Groove Metal. Como o nome mesmo diz, surgiu na Alemanha em meados dos anos 1990.

O termo foi inventado pela imprensa musical alemã após a estreia do álbum  "Herzeleid", pela banda Rammstein em 1995.



As letras são geralmente em alemão, às vezes com palavras ou termos latinos. Usa a configuração básica de instrumentos de Metal: guitarra eléctrica distorcida, baixo, bateria e vocais, com teclado, sintetizadores e samplers. A ênfase está em uma demonstração de predominância, por excesso de pronunciar certas sílabas e letras (como o trinado uvular). Os vocais são predominantemente do sexo masculino e apresentado em forma de uma voz profunda. Gutural e gritar também é comum, presentes em algumas músicas de Oomph!, Rammstein, Stahlhammer, Samsas Traum e Megaherz.

Oomph!, formada em 1989, foi considerado a revelação do ano com o primeiro álbum "OOMPH!", lançado em 1992. A banda fez sucesso até nos Estados Unidos, onde o álbum chegou ao terceiro posto na parada das rádios universitárias. Estabeleceu os pilares do estilo em seu segundo álbum, Sperm, de 1994. Com isto eles abriram o caminho para que outras bandas alemãs ficassem conhecidas internacionalmente, inclusive Rammstein, que não esconde ter sido influenciada pela música de Oomph!. A banda alcançou um disco de ouro em 2004 pela música "Augen Auf!", na Áustria e na Alemanha.




Contudo, Rammstein é a praticante mais conhecida do estilo, bem-sucedido na Europa e no mundo. A banda Rammstein vendeu quase quatro milhões de discos na Alemanha, enquanto acumula disco de outro de platina no Brasil, Áustria, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca, Noruega, Polônia, Finlândia e a República Checa. O álbum auto-entitulado de estréia do "Eisbrecher", lançado em 2004, entrou na posição #13 na Deutschen Alternative Top 20 Chart, enquanto o segundo álbum do grupo, "Antikörper", chegou a 85ª posição na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário