sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Review: "Todtenbuch" - Primordium



Nota: 10/10

Quando se fala em Death Metal e mitologia egípcia, logo de cara já lembramos dos veteranos do Nile - mas se engana quem pensa que a combinação de tal gênero e temática se limita apenas a esta banda. Proveniente de Natal (RN), a banda Primordium lançou o álbum "Todtenbuch" este ano, através do selo Rising Records. Seguindo os elementos que mandam o bom e velho Death Metal, e também investindo em uma sonoridade criativa e autêntica, o grupo potiguar certamente impactará o cenário do Metal extremo brasileiro com este novo trabalho. 

A começar pela arte da capa, da autoria de Sandro Freitas, que é muito bem feita, e já de imediato nos dar uma ideia sobre o conceito temático por trás do álbum, assim como os demais elementos gráficos do encarte em geral.

O quarteto formado por Gerson Lima (vocal), José Felipe Santiago Dantas (baixo), Lux Tenebrae (guitarra) e Augustus Caesar (bateria) investe em uma sonoridade pesada, mas também é possível sentir uma trabalhada melodia, nos proporcionando uma boa vibração atmosférica - ressaltando o excelente uso de teclados ao fundo, que engradece ainda mais as composições. A faixa intro, que dá nome à obra, é um exemplo disto (uma ótima escolha para abrir o álbum, por sinal), além da "Mummified" e "Gates Of Restaú". 



Também vale pontuar outros elementos impactantes em "Todtenbuch", os quais já são marcas registradas no Primordium, como o vocal gutural e agressivo de Gerson, os riffs de guitarra pesados e bem cadenciados de Lux, o bom andamento do baixo de José Felipe na companhia das batidas enfáticas dos blast-beats de Augustus, que geram uma velocidade na medida certa - as faixas "Curse of Imhotep", "Legion" e "Transcending" são ótimas referências.   

A influência da mitologia egípcia não se limita apenas nas letras das músicas que compõe o "Todthenbuch", mas também em sua sonoridade em si. Além dos teclados, o uso de instrumentos de cordas, como o vilão, provoca uma atmosfera que nos remete diretamente ao passado e cultura do Egito antigo, sendo que tais elementos estão presentes ao longo de todo o álbum. "Transcending", "Glory Of Rá" e "Osiris (Arcanus XX)" (aliás, esta é uma boa música para fechar um disco) são boas pedidas que atendem a estas características. 

Sem sombra de dúvidas, com "Todtenbuch", o Primordium não apenas se destaca e contribui à sua cena regional, mas em todo o cenário nacional, por meio de um som embasado em boas influências, sem perder o foco em suas características sólidas e próprias. 

Tracklist:

1) Todtenbuch
2) Curse Of Imhotep
3) Mummified
4) Gates Of Restaú
5) Legion
6) Transcending
7) Khmunu
8) Glory Of Rá
9) Pillars Of Eternity
10) Negative Confession
11) Osiris (Arcanus XX)

Line-up:

Gerson Lima - vocal
José Felipe Santiago Dantas - baixo
Lux Tenebrae - guitarra
Augustus Caesar - bateria

Mais informações e contato: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário