terça-feira, 4 de maio de 2010

Mulheres Vocalistas no Metal



A presença de mulheres como frontwoman em bandas de Metal (independente do gêneros)pode-se ser considerada significativa. Porém uma coisa me intriga: Por que a maioria das mulheres que optam a ser vocalistas em uma banda de Metal, tem preferência pelo canto lírico? O_o
Venho observando isso. Vejo poucas mulheres como vocalistas de bandas de Metais mais extremos, como death e black metal por exemplo. Porém, a maioria opta pelo Metal sinfônico e pelo Metal Gótico.
Também observo, que possuem duas inspirações como vocalistas: Tarja Turunen(ex-Nightwish) e Simone Simons (Epica), colocando em destaque a Tarja Turunen, porque até mesmo a Simone Simons a considerou como inspiração para o canto lírico.
Receio que existe certo preconceito com as mulheres guturalistas, pois devido ao machismo delas terem que possuir uma voz mais grave e violenta durante as canções.
A vocalista que considero como Símbolo feminino no Metal é a Angela Gossow, vocal do Arch Enemy. Com a sua entrada na banda, contribui para o peso nas músicas e ainda mais para a fama da banda, pois uma mulher guturalista,frontwoman em uma banda de Metal Extremo, isso é algo sinistro!! Mas apesar de tudo ela hoje lidera o Arch Enemy com toda vontade e com seu talento.
Também devo abordar outras mulheres que desviaram-se do canto lírico no metal. Como a Doro Pesch, uma das pioneiras no Metal em que é ex-vocalista da banda de heavy metal Warlock; a Sabina Classen vocalista da banda alemã de thrash metal Holy Moses; A Satania vocalista da banda de Black Metal Demonic Christ, a Cadaveria vocalista da banda de Dark Metal italiana Cadaveria, as garotas da banda japonesa de Black Metal Gallharmmer e dentre outras.
Vocal lírico ou gutural, elas deixam suas marcas eternas no mundo Metal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário