domingo, 24 de outubro de 2010

Heavy Metal no Brasil perdeu sua voz!?

De primeira, viam-se bandas do gênero Heavy Metal desovando pelo Brasil inteiro, sendo covers ou de autorias próprias, entretanto, ultimamente tenho observado que o Metal considerado Extremo (Thrash,Black.Death...) está ganhando uma atenção expressiva pelo território brasileiro. Será uma nova onda? Ou o clássico Heavy Metal está sendo considerado muito já "típico"!?

O Heavy Metal brasileiro ganhou força a partir de quando as gloriosas bandas nacionais, como a Angra (óbvio!) se eclodiram pelo Brasil e pelo mundo, nem podemos esquecer de mencionar o lendário André Matos, que apesar de certas divergências, é praticamente considerado a voz do Metal brasileiro.

Já o Metal mais "pesado", assim dizendo, ganhou força com o Sepultura, principalmente a sua formação original com o consagrado Andreas Kisser nas guitarras e os irmãos Cavalera. Mas, desde a um bom tempo já havia bandas extremas pelo Brasil, como por exemplo a banda de Black Metal mineira, Sacórfago.

Com isso conclui-se que bandas de Metal Extremo sempre existiram no Brasil, mas o cenário Heavy Metal da época sufocou, assim dizendo, a expressão destas bandas, mas agora na atualidade, é a vez dos "extremos" mostrarem o seu trabalho.

Krisiun, Torture Squad....dentre outras, já marcaram sua presença na discografia do Metal brasileiro, mas o que é visto é que estão eclodindo do underground mais bandas de Metal Extremo comparado com os tempos passados, lembrando de quando não é uma banda de com um gutural sujo, extremo e até mesmo blasfêmico, é investido na agrassevidade mas preservando na melodia (o chamado Death Melódico que logo será comentado.)

Portanto, isso não significa que o neoclássico brasileiro está sendo extinto, pois obviamente há seus Headbangers seguidores eternos e logicamente não devemos desprezar jamais o trabalho dos pioneiros no Metal, mas agora a tendência é que o atual Metal Extremo está cada vez mais forte, fazendo com que entremos em uma nova fase na discografia do Metal brasileiro, ou até mesmo já entramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário